A Importância da Manutenção dos Implantes Dentários

Você tem feito a manutenção dos implantes de maneira adequada e periodicamente?

A manutenção é determinante para o sucesso a longo prazo da osseointegração.

Ela deve ser garantida tanto pelo cirurgião quanto pelo paciente. Seu objetivo é preservar a saúde dos tecidos periimplantares, evitando as complicações ou os fracassos secundários.
Os tecidos periimplantares (ossos e mucosa) podem desenvolver patologias em relação com uma flora bacteriana bucal patogênica e/ou forças oclusais excessivas.
Uma higiene bucal e/ou uma manutenção insuficientes podem causar uma periim-plantite.

Manutenção individual:
– Manutenção pós-cirúrgica: até a retirada dos pontos, o paciente deve fazer bochechos; após a retirada ele pode escovar os pilares/cicatrizadores e a gengiva com uma escova bem macia (pós-cirúrgica) durante 1 a 2 semanas e, então, retomar a escovação normal;
– Manutenção a longo prazo por meio de escovação normal: escova dental (manual ou elétrica) e fio dental. Uso de anti-sépticos (clorexidina) durante breves períodos em presença de sinais de inflamação.

Manutenção profissional:
– Manutenção pós-cirúrgica: previne o acúmulo de placa em torno dos parafusos de cobertura ou dos pilares de cicatrização;
– Manutenção a longo prazo: a frequência das consultas deve ser trimestral no primeiro ano; nos anos seguintes, de ano a ano.

 

Gostou do nosso artigo? Nos acompanhe nas redes sociais!

Pré agendamento